Qual o refúgio ideal em um apocalipse zumbi?
Quando pensamos em sobreviver a um apocalipse zumbi, uma das primeiras questões que vem à mente é: onde se esconder? Saber escolher o refúgio certo pode ser a diferença entre viver ou virar o jantar de um zumbi.
Então, qual seria o refúgio ideal em um cenário apocalíptico cheio de mortos-vivos? Vamos analisar as opções mais seguras (e algumas nem tanto!) para sobreviver e garantir que você continue entre os vivos. Preparado para se proteger desses seres errantes? Então, me acompanhe e boa leitura!
Tipos de refúgios ideais em um apocalipse zumbi
Existem diversos tipos e configurações de refúgios possíveis. Abaixo, selecionamos os principais. Veja:
Altura: opte por refúgios elevados
Estar acima do chão é uma das melhores estratégias contra zumbis. Eles tendem a ser péssimos escaladores, e a ideia de um espaço elevado limita drasticamente as possibilidades de invasão. Alguns exemplos de refúgios elevados:
- Coberturas e terraços: sim, como no livro Terraço, da série Corpos Amarelos, os prédios com terraços são uma excelente opção. Você pode bloquear as escadas ou destruir os acessos para que os zumbis não subam. Além disso, o espaço aberto no alto dá uma boa visão do que está acontecendo ao redor.
- Árvores: se a situação for muito desesperadora, uma boa e robusta árvore pode ser um refúgio temporário. Só não é lá o lugar mais confortável para passar a noite.
- Montanhas ou altos morros: Zumbis não são conhecidos por suas habilidades de escalada em terrenos irregulares. Se você conseguir encontrar uma cabana em uma montanha ou em um local alto, estará relativamente protegido.
Ilhas: uma boa opção?
Uma ilha parece a escolha perfeita, certo? Afinal, zumbis não nadam, e a distância da terra firme seria uma vantagem enorme. No entanto, aqui está o problema: você precisa de recursos. E recursos em uma ilha pequena podem acabar rapidamente.
Se você optar por uma ilha, ela precisa ter:
- Fonte de água potável.
- Possibilidade de plantar alimentos ou acesso a comida.
- Meios para proteger o perímetro, caso outros sobreviventes ou, quem sabe, zumbis "nadadores" cheguem.
Uma ilha maior com uma pequena comunidade autossuficiente seria a escolha ideal nesse cenário.
Supermercados e shoppings: bons em recursos, porém...
Se filmes como "Madrugada dos Mortos" nos ensinaram alguma coisa, é que shoppings podem ser verdadeiras fortalezas. Aqui vai a lógica: muitos mantimentos, produtos variados e espaço para várias pessoas se abrigarem. No entanto, quanto mais recursos em um lugar, maior a chance de outras pessoas (ou hordas de zumbis) tentarem tomar o local.
O mesmo vale para supermercados. Eles são uma mina de ouro de alimentos e materiais, mas se tornariam alvo de qualquer grupo que passe por ali. Sem falar que os grandes espaços e muitas entradas e saídas são difíceis de controlar. Se optar por esse tipo de refúgio, fortifique bem as portas e, sempre que possível, deixe apenas uma entrada acessível.
Bunkers: o refúgio perfeito?
Ah, os bunkers! Feitos para suportar guerras nucleares e outros desastres, eles são praticamente impenetráveis para zumbis. Mas será que são a escolha perfeita?
Vamos às vantagens e desvantagens:
Vantagens de um bunker
- Totalmente seguro contra zumbis. A estrutura de um bunker é projetada para resistir a qualquer invasão.
- Alguns bunkers vêm equipados com sistemas de ventilação e purificação de água, ou seja, você pode ficar lá por um bom tempo.
Desvantagens de um bunker
- Estar preso embaixo da terra pode ser um problema psicológico com o tempo. A falta de luz natural e o isolamento extremo podem levar ao desgaste mental.
- Se seus mantimentos acabarem, sair pode ser arriscado, já que os zumbis estarão te esperando do lado de fora.
Áreas rurais: menos gente, menos problemas
Quando o apocalipse zumbi estourar, as cidades vão ser um verdadeiro caos. Multidões de pessoas, disputas por recursos e, claro, hordas de zumbis circulando. Em contraste, áreas rurais têm menos gente e, por consequência, menos zumbis.
Vantagens de um refúgio rural:
- Espaço para plantar seus próprios alimentos.
- Menos encontros com outros sobreviventes (que, convenhamos, podem ser tão perigosos quanto os zumbis).
- Muitas fazendas e galpões podem ser facilmente fortificados.
Mas nem tudo é perfeito. Um dos grandes desafios no campo é a distância dos recursos essenciais, como remédios e combustíveis. Além disso, dependendo da localização, pode ser difícil encontrar uma fonte de água confiável.
Instalações militares ou prédio públicos abandonados
Uma base militar é outro refúgio que pode ser bastante eficiente. Essas instalações já foram feitas para resistir a invasões e possuem bastante espaço, além de possíveis estoques de armas e suprimentos.
Entretanto, elas têm uma desvantagem importante: chamam muita atenção e não são existem muitas opções. Qualquer sobrevivente (ou bando) pode imaginar que lá dentro ainda existe algo valioso, tornando o lugar um alvo constante de ataques humanos.
Características de um refúgio ideal
Se tivéssemos que listar as principais características de um refúgio ideal, seriam:
- Segurança contra invasões: poucas entradas e fácil de fortificar.
- Autossuficiência: fontes de água, espaço para plantio e estoque de alimentos.
- Distância das cidades: cidades são polos de caos e infestação, quanto mais longe, melhor.
- Fonte de energia: se puder gerar energia por meio de painéis solares ou outras formas alternativas, isso aumenta sua chance de sobrevivência a longo prazo.
- Visão ampla do ambiente: poder monitorar o que está acontecendo ao redor é fundamental para antecipar perigos.
Conclusão: o melhor refúgio em um apocalipse zumbi
O refúgio perfeito depende de vários fatores, como sua localização, os recursos disponíveis e a presença de outros sobreviventes (ou zumbis) nas proximidades. Mas, no geral, um lugar elevado, isolado e com boas defesas é sempre uma boa pedida. Se você conseguir garantir água, comida e uma maneira de se defender, suas chances de sobreviver aumentam consideravelmente.
E você, já pensou em onde se esconderia em um apocalipse zumbi? Compartilhe nos comentários suas estratégias, ou se inspire com as situações enfrentadas pelos personagens da série Corpos Amarelos – eles certamente têm algumas dicas valiosas!
Pesquisar no blog
Livros da série Corpos Amarelos
O Voo da Mosca (2025)

Olhos Mágicos (2024)
Passagem (2023)
Terraço (2023)