O que você NÃO deve fazer em um apocalipse zumbi
Quando pensamos em um apocalipse zumbi, logo nos vêm à mente imagens de heróis de filmes e séries correndo por cidades destruídas, enfrentando hordas de mortos-vivos. Mas, assim como existem coisas essenciais a fazer para sobreviver, há também ações que você definitivamente deve evitar.
Por mais que existam pessoas que já construíram seus abrigos subterrâneos e que treinam diariamente para um suposto apocalipse zumbi, quero te tranquilizar, afinal, cientificamente é impossível termos um apocalipse zumbi. Escrevi sobre isso recentemente. Veja: Zumbis podem existir no futuro?
De volta à ficção, confira nossa lista do que
NÃO fazer se os mortos começarem a caminhar. Boa leitura!
8 dicas: o que não fazer em um apocalipse zumbi
É bem verdade que em um apocalipse zumbi o instinto e a capacidade criativa e de improviso são essenciais. No entanto, existem algumas dicas praticamente universais, que são requisitos básicos para a sobrevivência. Confira!
1. Não faça barulho desnecessário
Zumbis são atraídos por som. Tocar música alta, gritar ou disparar armas sem necessidade pode atrair uma horda inteira para a sua localização. Seja discreto e silencioso sempre que possível.
2. Não se isole completamente
Embora seja importante ser cauteloso com estranhos, a longo prazo, a sobrevivência em grupo aumenta suas chances. Há segurança e força em números, além de uma divisão de tarefas essencial para a sobrevivência.
3. Não subestime os zumbis
Eles podem parecer lentos e desajeitados, mas em grandes números, são uma força a ser reconhecida. Nunca se coloque em uma posição onde possa ser encurralado.
4. Não esqueça de estocar água
Muitas pessoas focam em armas e comida, mas a desidratação é uma ameaça muito real. Garanta um suprimento constante de água potável e saiba como purificá-la.
5. Não use luzes à noite
Luzes podem atrair zumbis e outros sobreviventes que podem não ter intenções amigáveis. Se precisar de luz, tente usar lanternas com filtros vermelhos, que são menos visíveis à distância.
6. Não confie cegamente
Em um mundo pós-apocalíptico, a confiança é uma mercadoria valiosa. Embora seja importante formar alianças, sempre esteja atento a traições.
7. Não fique parado por muito tempo
Permanecer móvel e adaptar-se a novos ambientes pode ser a chave para a sobrevivência. Estabeleça bases temporárias, mas esteja sempre pronto para se mover se a situação ficar insustentável.
8. Não ignore a higiene
Pode parecer irrelevante em um mundo dominado por zumbis, mas manter-se limpo pode prevenir infecções e doenças. Um simples corte ou arranhão pode se tornar fatal se não for devidamente tratado.
Leia "Terraço", primeiro livro do universo "Corpos Amarelos"

“Cada andar é uma batalha árdua até chegar no terraço. Ferido e exausto, ele questiona suas escolhas e lamenta as perdas que enfrentou.”
Terraço está disponível em formato digital e você pode comprá-lo aqui, R$ 0,00 (para assinantes Kindle Unlimited) / R$ 7,90 (para comprar) (os valores podem alterar sem aviso prévio). É uma publicação independente do autor Juliano Loureiro.
Acesse o site oficial do autor para conhecer sua bibliografia. Lá, você encontrará mais distopia, em Lucas: a Esperança do Último, tem também ficção e controle do tempo, com a obra Antônio e o Tempo. Mas você também pode relaxar com algumas reflexões em Frases minhas sobre um coração em festa.
Pesquisar no blog
Livros da série Corpos Amarelos
O Voo da Mosca (2025)

Olhos Mágicos (2024)
Passagem (2023)
Terraço (2023)